07/11/2010

Uma viagem ao universo barroco de Ouro Preto

Depois do meu último post sobre a Chapada da Diamantina decidimos ficar uns dias em casa para descansar das trilhas pelos morros e de tantos quilómetros enfiados dentro de um carro no caminho de regresso até ao litoral Norte da Bahia.
Esses dias foram sobretudo utilizados para redefinir o percurso e compilar informação de que iriamos precisar durante a viagem. Naturalmente aproveitamos para comer bem pois já tínhamos perdido algum peso e além do mais eu estava a ter alguns problemas de estômago por causa da água. Pelo meio conhecemos melhor o João que é nosso vizinho lá em Guarajuba e que foi uma companhia bem agradável durante aqueles dias mais relaxados que decidimos ter. Ah e durante os nossos jantares e conversas de final de dia, fomos regando o momento com uma excelente banda sonora muitas vezes acompanhada de imagem. Diria eu a cereja em cima do bolo depois de tantos dias sem música – o nosso carro não tinha rádio! Ainda improvisamos com telemóvel mas em alguma hora a bateria esgota.
Bem, seja como for decidimos seguir para o estado de Minas Gerais, cidade de Ouro Preto. Apanhamos o autocarro, pagamos 194 reais (um absurdo!) e fomos no banco de trás ao lado da casa de banho e por cima do motor a fazer calor durante cerca de 24 horas. São mais de 2.000 km de distância. Diga-se de passagem a grande dificuldade de viajar em países com a dimensão geográfica do Brasil é que demoramos horas a chegar de um sítio ao outro e as estradas não são as melhores para viagens tão longas.
De Belo Horizonte onde o autocarro pára, fizemos uma transferência para um outro autocarro na qual pagamos mais 24 reais e pronto Ouro Preto era a duas horas de distância. Pelo caminho fomos falando sobre onde ficar porque íamos ficar em couchsurfing mas não tínhamos obtido o contacto nem a morada do couchsurfer que nos ia hospedar. Então já dentro do autocarro perguntamos ao rapaz que vinha do nosso lado se ele conhecia alguma pousada onde ficar a dormir que não fosse cara. Ele referiu uma, mas rematou dizendo que podíamos ficar lá em casa dele tranquilamente, que vivia numa república de estudantes e que era prática comum hospedarem viajantes porque desta forma acumulam pontos necessários para entrarem num programa universitário tipo Erasmus, mas de carácter internacional. Nós aceitamos e fomos acolhidos na Republica Penitenciária onde vivem 14 estudantes, maioritariamente de Minas e do estado de São Paulo. Todos muito engraçados, bem dispostos, prestativos e muito hospitaleiros. Emprestaram-nos um quarto para dormir, cederam-nos internet, disponibilizaram cozinha e mais do que isso proporcionaram um ambiente descontraído que nos fez lembrar o estado de espírito comum nas casas de amigos onde vive mais do que uma pessoa. É confortável. Até póker rolou!

O Baianobama, todos têm alcunhas cá na republica, é baiano e é muito cómico sem fazer o mínimo de esforço. Ofereceu-se para nos mostrar a cidade. Muito parecida com as vilas minhotas de Portugal, Ouro Preto tem diversas igrejas com a fachada toda trabalhada no estilo barroco e com diversas imagens religiosas decoradas a ouro, muitas ruas estreitas em paralelo, e repleta de ladeiras acentuadas nada aconselhadas para se travar em dia de chuva.

Existem várias referências aqui como o Museu da Inconfidência e a Igreja de São Francisco de Assis, mas Ouro Preto concentra-se na Rua Direita que sobe em direcção à Praça Tiradentes – uma figura importante na história mineira do Brasil. Aqui os restaurantes e bares vivem lotados e há sempre música bem seleccionada a sair das colunas. Um pouco depois da Praça Tiradentes fica também o Observatório onde todos os sábados, com bom tempo, se pode ver os astros através de um telescópio a um preço de 4 reais. Vale a pena. O campus universitário de Ouro Preto é também um local a visitar pois aqui existe um miradouro importante por estar num dos pontos mais altos da cidade, proporcionando assim uma vista desafogada dos morros carregados de casas e igrejas.

De Ouro Preto a Mariana são 12 Km e por isso logicamente demos lá o salto. Muito parecida com Ouro Preto, mas de menor dimensão, esta vila já foi no passado capital de Minas Gerais e é actualmente uma cidade que alberga muitos estudantes de História e Letras, mas que tem também vida nocturna quanto baste. Durante o dia o aconselho a que vão para a Praça da Sé, uma igreja que tem um dos mais antigos órgãos de tubos que há no Brasil e que ainda está em funcionamento. Daí seguir pela rota do pedestre, todas as placas indicam os pontos turísticos mais importantes e pelo meio é so sentir a tranquilidade deste lugar.

Vale a pena subir a um ponto alto para mais uma vez ver de cima a vila e todas as suas casas abraçadas pelo verde dos morros. À noite paragem obrigatório no Sagarana para o sambinha. Caipirinha na mão, passo acelerado, é mexer a bundinha ao som de alguns clássicos de samba é uma experiencia fundamental para quem visita esta vila.
Aqui aconteceu a primeira experiencia de couchsurfing no Brasil. 5 estrelas, o Sérgio é um músico da banda que actuou no Sagarana e é um gajo espectacular. Com um bom sentido de humor, e uma forma de estar super descontraída e inteligente, ele proporcionou-nos uma boa noite com muita risada pelo meio. Para regressar de Mariana a Ouro Preto, e isto é a cereja em cima do bolo, entrem no Trem da Vale por 22 reais e passeiem por entre Morros e algumas curvas sinistras sempre com uma vista aterradora por baixo de vocês.
Na noite a seguir e depois de curar uns copos a mais do sambinha, seguiu-se a comemoração da chegada do fim de semana com uma festa na Republica Jardim de Alá. Com talvez umas 150 pessoas lá dentro, a casa estava lotada e nem a chuva que estava a cair lá fora se fez cara feia. Copo na mão, lá vai uma festa de anos 60 e mais uma ressaca no dia seguinte. Não é fácil passear com estudantes. Boas conversas tivemos nesta noite, e é por este calor humano e mentalidade open-mind que Ouro Preto nos está a cativar tanto.

Não bastasse isso, Ouro Preto ainda tem lagoas e cascatas de água em trilhas que se podem fazer a pé facilmente na companhia de algum local. Por isso não há duvidas Ouro Preto vai fazer saudade.