17/11/2010

Bonito, porque se chamará assim?

Bonito é uma cidade que pertence ao estado de Mato Grosso do Sul e que se encontra a meio caminho entre Campo Grande e o Pantanal Mato-Grossense. Com cerca de 15 mil habitantes, este paraíso na terra não poderia ter um nome mais acertado. Aqui, as águas cristalinas confundem-se com o verde flamejante dos campos, numa fauna e flora verdadeiramente exuberantes que deixam de boca aberta viajantes de todo o mundo. Abundam cachoeiras, aquários naturais, balneários recheados de peixes, lagoas, grutas e trilhas verdadeiramente estonteantes.

Todos os passeios têm de ser reservados numa agência com antecedência e o transporte ate ao local não está incluído, mas acreditem em mim vale a pena. O difícil é escolher o que fazer, porque tudo é demasiado belo mas excessivamente caro. Optamos por ir ao cartão-de-visita de Bonito, a Gruta do Lago Azul, bem como fazer uma flutuação no Rio Formoso e desfrutar das águas quentes e cristalinas do Parque Ecológico.

Começo por falar da flutuação. Como o nome indica, o passeio é feito com base na flutuação, assim vestimos um fato de neoprene e umas sandálias flutuantes e ao mergulhar na água imediatamente vimos à tona. Aí colocamos os óculos de mergulho, um pequeno tubo para obter oxigénio do exterior e é só deixar a corrente nos levar, proporcionando-nos um verdadeiro espectáculo visual durante uma hora e meia. É fascinante nadar com os peixes e ver todo o fundo do rio, admirar a biodiversidade desta região e sentir o quanto somos pequenos perante a imponência e beleza da natureza. Durante o passeio, parece que fazemos parte daquele habitat, aliás mais do que nunca percebi a definição de “peixe na água” hehe.

Após este passeio que me resfriou o corpo nada melhor do que umas boas braçadas na lagoa do Parque Ecológico do Rio Formoso. Aqui a água é quente, as águas são paradas e bem no centro da lagoa há uma pequena ilha habitada pelos quero-quero, uns pássaros bem engraçados que por esta altura nidificam e portanto ficam extremamente resmungões se alguém se aproxima das crias. Posso dizer-vos que apesar do tamanho, estes passarocos impuseram respeito porque ninguém subiu à ilha.

A visita à Gruta do Lago Azul por sua vez é inesquecível. As formações calcárias que por aqui abundam e que dão a tonalidade azul ao lago, foram criadas há 500 milhões de anos atrás e são um fenómeno da natureza imperdível. A gruta é bem escura por isso o ideal é ir de manhã, como fizemos, para beneficiar dos primeiros raios de luz da manhã. Quase não tenho palavras para descrever a beleza deste lugar. Mas posso dizer-vos que há um pormenor que me deixou intrigada. Há uma formação rochosa que é reflectida na água e que apresenta precisamente as letras LA, isto é, nada mais do que as iniciais de Lago Azul. Como é que isto possível? A resposta da guia foi “mão de Deus”. Bem não sei se foi ou não, mas é aterrador. Não admira que seja o cartão de visita deste local.

Bem a verdade é que Bonito é realmente lindo e merece ser visitado com tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário