07/06/2010

Madeira...sinónimo de capoeira

Hoje vou falar-vos muito brevemente da minha ida à Madeira, a pérola do Atlântico que recentemente descobri numa viagem de seis dias para um evento de capoeira. O meu grupo, a Fundação Ginga Capoeira (FGG) reuniu a malta para passar uns dias a desfrutar do sol da ilha e a fazer capoeira até os ouvidos doerem de ouvir berimbau. Quase 20 capoeiristas do continente apanharam voo para o Funchal e foram calorosamente recebidos pelos conterrâneos que fizeram de tudo para tornar a nossa estadia o mais prazerosa possível. Conseguiram sem dúvida. Com alojamento no Pavilhão da ADRAP em Água de Pena, corremos uns quantos sítios dignos de registo e provamos algumas das ementas da gastronomia tradicional. Claro está que a Poncha e o Vinho da Madeira estavam incluídos. Tornei-me fã do último, já a Poncha não é bem para o meu bico. Provamos também a Niquita - deixo a minha sugestão, provem sem alcool, porque com é altamente enjoativo. Parece que estão a beber uma Super Bock já morta :P Mas voltando aos locais, fizemos praia em areia artificial e praia no meio dos calhaus para deixar o abadá bem porco para as apresentações. Visitamos o centro do Funchal - que em nada me pareceu afectado pelas últimas cheias que todos ouvimos falar através do telejornal - e descobrimos que deve haver por lá um fulano magnata de alcunha Sá porque tudo se chama assim, o supermercado, a bomba de gasolina, o café, enfim. Mas mais importante que isso percebi o porquê de esta ser a pérola do Atlântico. Se algum dia lá forem não deixem de ir ao Molhe. É o bar com a vista mais fenomenal que já vi. Não vale pela música, mas façam como eu capirinha negra e bota curtir "vem dançar comigooooo, quero-te ver dançar" kakaka. Hilariante. Não se queixem se acabarem a noite a dizer "Em vim numa spacio-nave, vim batendo aqui e ali. Eu fui rapitado por extraterrestres". (Foi uma private joke). Finalmente, um agradecimento especial ao Filósofo e ao Artesão, duas pessoas fantásticas que por lá conheci, e que guardo no coração. Quero-vos ver cá em Julho para a minha despedida. Um agradecimento também à Narizinho e ao Corvo que foram incansáveis e tornaram esta viagem digna de mais tarde recordar. Deixo ainda um beijinho ao Sir InaciÊ do Carmo por me ter aturado em moca e por tantas vezes me ter feito rir. De resto, beijo enorme a todos. Vou sentir falta do axé da ilha :)

3 comentários:

  1. Passei aqui simplesmente para te dizer que já sou seguidor do teu blog camomilaovento e que irei estar super atento a tudo o que irás postar aqui das tuas aventuras por terras de tio Sam e de Vera Cruz :) e claro não poderia deixar de referir que Também estás aqui num cantinho do meu pequeno coração!!! E Ainda bem que gostaste da Ilha, do Molhe (melhor espaço nocturno, tirando a música como referiste)e sim os capoeiristas que estão deste lado do Atlântico adoram receber os nossos amigos capoeiristas, em especial vindos do Continente. não fosse eu também continental e minhoto com todo o gosto e não existe ninguém melhor a saber receber, acolher as pessoas!! Pelo menos tentamos fazer o melhor.
    E para finalizar, não poderia deixar passar em branco que terás que ouvir as minhas "Filosofias" antes de Julho...Pois a 17 deste mês conto com a tua presença no treino em Braga, mas até lá eu darei noticias.
    Já agora num tom de brincadeira um dia destes devido ao meu Blog (filosofianoutroladoatlantico)por infência da menina e por não saber utilizar mto bem estas coisas dos blogs...ouvi uma "pseudo-boca": e então filósofo queres um chá de Camomila? e como tu dizes foi de GRizar =)

    beijos
    p.s: continua a dar notícias, quer seja através do teu blog, quer seja através de uns cêntimos do teu tlm..

    ResponderExcluir
  2. Ah muito bem!!!
    Já me disseste pelo msn, mas agora que vim aqui checkar e topei o comentário deixa-me que te diga que se tivesse lá tinha-me partido a rir.
    Narizinho mandas altas bocas :P
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. foi um prazer e conto em breve podermos comunicar, bloggar e até falar...

    aspegicmil.blogspot.com ( ke tal o meu titulo ? )

    grande abraço capoeirista. Axé!

    @rt'

    ResponderExcluir