09/02/2011

Uma viagem de intercâmbios

Há muito estava para reescrever no blog, mas o tempo tem faltado nos últimos dias com tantos jantares de boas-vindas e conversas saudosas.
Foram seis meses a percorrer milhares de quilómetros no continente americano com o sangue a pulsar forte e a mente mais clara que nunca. Seis meses onde coleccionei experiências, aromas, sensações, fotografias, músicas, mas sobretudo intercâmbios.
Uma vez, na praia de Santa Monica num meeting de couchsurfing, um viajante como eu disse-me "o melhor de viajar é conhecer os viajantes" e não poderia estar mais de acordo agora que a primeira fase da viagem terminou. Durante este período, conheci pessoas maravilhosas, com histórias de vida que se podem tornar verdadeiras inspirações, pessoas que me fizeram enxergar o lado positivo da vida, que me fizeram reacreditar nos sonhos, e que incrivelmente senti conhecer desde sempre.
Provenientes de todos os continentes, mas maioritariamente da Europa – talvez pelo hábito antigo do ano sabático após a conclusão da universidade – os muitos viajantes que como eu renunciaram à rotina e decidiram colocar mochila às costas para explorar o mundo ficam de facto na memória. Cada um com o seu jeito especial de encarar a vida, cada um com a sua personalidade. São amigos que agora recordo com grande saudade, mas que certamente vou reencontrar numa das muitas trilhas a percorrer.
Antes de ter decidido viajar lembro-me que estava desiludida com a Humanidade. Triste com o comportamento individualista das pessoas. Pela minha profissão de assessora de imprensa tinha necessidade de estar constantemente actualizada por isso todos os dias consumia em grande escala imprensa nacional e internacional. Contudo, o sensacionalismo que marca a realidade da comunicação social actual acabou por me impor uma depressão mental e uma falta de confiança brutal nas pessoas.
Depois desta experiência que foi viajar, sem compromisso, sem horários, devo dizer que nunca me sentir tão emocionada com o comportamento das pessoas. Há realmente seres humanos maravilhosos espalhados por este planeta Terra e não importa a sua proveniência mas sim a sua harmonia com o mundo envolvente. Ao longo dos vários posts que fui postando falei de algumas dessas pessoas que marcaram a minha viagem e que ficam no coração.
Viajem, inspirem-se, confiem. O mundo é belo :)

9 comentários:

  1. Muito bom muito bom!

    Exactamente o que eu senti mesmo, depois duma grande viagem a vida se muda totalmente!

    Tantas novas experiencias e como voce fala, todas as pessoas que se conhece! É increível. A coisa boa é que nos aprendemos aquela licao agora quando ainda somos joveis, temos todo o resto da vida para fazer o que queiramos:)

    Um abraco para voce!

    ResponderExcluir
  2. :)
    Fico muito contente que te tenhas identificado e feliz por saber que outros podem partilhar estas sensações. Já estou a pensar na próxima :)

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer fazer parte de um tiquinho dessa experiência :)

    Fixe :)

    ResponderExcluir
  4. Oh Joel você não fez parte, você continua fazendo. E o prazer foi todo o meu, só espero que venha a Portugal o quanto antes para poder fazer da sua estadia algo tão legal como você fez da minha em Campo Grande e Bonito.

    "Busque o conhecimento" :P

    ResponderExcluir
  5. Ola Carina!
    Li sobre suas viagens e me deu uma vontade louca de pegar uma mochila e fazer o mesmo.Desde mais jovem hoje tenho 52 anos queria ter feito isto acho que qualquer dia deste faço.Também gosto de viajar "Conhecer o mundo" que é tao lindo.Gosto também de artesanato, e ainda quero conhecer Portugal.
    Um grande abraço
    Marislene/Betim/MG/Brasil

    ResponderExcluir
  6. Leonardo Teixeira (leovmt@gmail.com)3 de maio de 2011 às 02:54

    Oi Carina, belos relatos e soam verdadeiros para mim. Ano passado fiz um rapido sabatico - 3 meses somente - e fui viajar pelo sudeste asiatico.. outra regiao incrivel no mundo. Partilho das mesmas impressoes.. voltei leve e com uma super vontade de trabalhar! hahaha... Mas hoje... faria outro sabatico facil! Um abraco.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marislene,

    Peço desculpa pela demora, mas voltei de trabalho e confesso que enfiei logo mãos no trabalho e deixei o blog um pouco de lado. A ideia é juntar novamente dinheiro para seguir viagem outra vez :)
    Me deu força ler o seu comentário. Obrigado.
    É óptimo saber que motivo quem está desse lado. Seja bem-vinda a conhecer Portugal e obrigado por me acompanhar.

    ResponderExcluir
  8. Oi Leonardo,

    Incrivelmente o Sudeste asíático será a minha próxima paragem. Está apontado para o próximo ano, contudo se me puderes ajudar em algumas dicas agradeço. Por onde estiveste? :)
    E sim tudo o que aqui escrevi é verdadeiro e foi o que me passou pela alma no momento. Aliás chegaste à conclusão que tu próprio sentiste o mesmo quando viajaste. És de onde já agora?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Carina.. estou vendo sua resposta com 2,5 anos de atraso... haha.. me mande um email para leovmt@gmail.com que te falo sobre o sudeste asiático. Estou no meio de um sabático e já viajei mais um pouco se quiser saber de mais dicas. Bjs

    ResponderExcluir