08/10/2010

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa

Visitar o Brasil e não ir ao seu maior cartão-de-visita, o Rio de Janeiro, é quase pecado. Por isso, agarrei nas malas e fui num voo doméstico àquela que é considerada a cidade maravilhosa, cenário da generalidade das novelas que todos os dias imperam no prime-time da televisão portuguesa.

Instalei-me em Copacabana, uma das zonas mais turísticas do Brasil, de frente para o Calçadão onde todos os dias milhares de cariocas fazem o seu jogging para seguir a máxima do culto do corpo. De todas as idades, é vê-los correr, andar, passear de bicicleta, skate ou na praia a jogar futebol ou voleyball. Depois do exercício vem a tradicional água de coco para hidratar e nutrir. Também uma tigela de açaí é bem-vinda, afinal de contas é um alimento altamente completo e com um preço extremamente acessível. O calçadão percorre as melhores praias do Rio de Janeiro – Copacabana, Ipanema, Leblon entre outros e é sem dúvida um percurso a fazer até porque nos permite ter uma visão do quanto esta cidade é grandiosa.

Apesar do glamour normalmente associado ao Rio não esperem que esta cidade seja só riqueza, bem pelo contrário nela existem mais de duas favelas, o maior flagelo brasileiro, à qual se associam elevadas taxas de criminalidade. Na verdade, tive a oportunidade de ir almoçar à Favela da Rocinha e digo-vos se se limitarem à primeira fila de edifícios e se souberem comportar irão apreciar a visita e comer a melhor refeição a preços de chorar.

Mas o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, não duvidem. A sua riqueza natural e a beleza dos morros a rodear as praias tornam-na singular. A floresta da Tijuca que deu nome a um dos bairros mais in da cidade, a Barra da Tijuca, é densa, bela, perigosa e cheia de diversidade. Não deixem de visitar a Prainha, que fica depois da Barra. É uma praia quase deserta, apenas frequentada por surfistas e turistas, mas que vale a pena é linda. No interior da cidade ficam os marcos turísticos, nomeadamente o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor que naturalmente merecem visita especialmente pela vista que nos permitem ter da cidade. Dela conseguimos avistar o Sambódromo, o Estádio do Maracanã, a Lapa, entre outros. Por falar em Lapa, deixem-me deixar-vos uma sugestão. Se visitarem a cidade maravilhosa e se quiserem divertir não deixem de ir à Lapa, digamos que esta é a parte antiga da cidade mas que tem vindo a ser revitalizada ao longo dos anos, constituindo hoje um local de diversão, seguro e relativamente acessível. Aqui não falta bossanova, forro, samba, pagode e também outros estilos de música menos característicos.

Para fechar em chave de ouro, e se gostam de samba, experimentem uma aula nas escolas de Samba que se encontram espalhadas pela cidade, normalmente nos centros desportivos que ficam à entrada das favelas. É seguro lá irem, e vão ter uma experiência bem brasileira para mais tarde recordar.
Assim é a cidade que inspirou tantos músicos e que celebrizou a “Garota de Ipanema”.
Já com saudade…

Um comentário:

  1. Eu fico com MUUUUITAS saudades quando leo o seu blog. Eu alegro muito que sua viagem vai bem! Abraco! //Max

    ResponderExcluir