08/10/2010

Morro de São Paulo…um oásis em plena selva urbana

Certamente muitos de vocês já ouviram falar no Morro de São Paulo e pelas melhores razões. Também eu já tinha ouvido falar muito e decidi experimentar por mim mesma a ver se tais elogios correspondiam à verdade ou se eram apenas marketing. Posso dizer-vos que superou em muito as minhas expectativas, o Morro é um sitio simplesmente maravilhoso, habitado por pessoas humildes, alegres, dispostas a ajudar e que querem viver a vida dia a dia.

Aqui reina uma tranquilidade única. É impossível nos sentirmos stressados porque não há horas para nada nem pressas. O Morro é uma ilha dividida em 5 praias principais. A primeira destinada ao surf, a segunda e terceiras com uma beleza natural de fascinar e as quarta e quinta praia são quase desertas pelo que são um cenário a não perder, embora me tenham avisado que durante a noite este local é muitas vezes refugio para uma noite de sexo selvagem entre habitantes locais e turistas. Vai-se lá saber porquê :P

Por falar em habitantes locais, aqui ninguém discute, todos se conhecem, todos se ajudam, e todos querem fazer do Morro um local a visitar novamente. Eu tive a sorte de encontrar o melhor guia turístico possível, o Gelluchi (espero não me ter enganado a escrever o nome hehe), e foi da forma mais natural possível. Basicamente ele estava a cantar uma música de capoeira que reconheci e cantei em conjunto. Este foi o mote para uma amizade que ali nasceu e que me fez subitamente conhecer todos os restantes habitantes da ilha, vivendo assim como uma nativa.

O Gelluchi é cozinheiro, esteve na Argentina a trabalhar e morar, e agora está de volta ao Morro. Este é normalmente o percurso dos habitantes, porque durante a época alta a ilha enche-se, mas em Julho e Agosto não há nada pra fazer e portanto é preciso encontrar recursos alternativos. Lembro que o Morro vive do turismo.
Durante a minha estadia, e graças ao Gelluchi que me apresentou a toda a gente deixando-me completamente à vontade, fui a uma festinha na Toca do Morcego, um local idílico de onde se tem um dos melhores nasceres do sol e uma das melhores vistas sobre a ilha. Estava tão feliz que até exagerei na dose de caipirinhas. Lol. No dia a seguir foi a vez de ir à inauguração do Bar One Love. Houve direito a festinha de reggae, e mais uma vez estive a sorrir permanentemente, porquê? Porque aqui é impossível não se ser feliz.

Tive imensa pena de ter que voltar embora, até porque recebi logo convites para ficar lá a dormir, e para jantar em casa não sei de quem, mas estava com amigos e tive de voltar para Guarajuba. De qualquer modo, o Morro é um local a voltar com 100% de certeza.
Obrigada a todos na ilha, obrigada pelo axé, pela vibe :)

Um comentário:

  1. Olá menina camomila !!
    Apesar de não tecer muitos comentários aqui no teu blogue tenho acompanhado a par e passo essas tuas aventuras e desaventuras pelo Brasil!!! E sabes uma coisa? fico "morrendo" de inveja =) espero que esteja a correr tudo bem e vai dando noticias.
    beijo

    ResponderExcluir